♥♥♥ Karen ♥♥♥

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Como pousar um avião em caso de emergência

Bem-vindos a este "Faça você mesmo" onde ensinaremos como pousar um avião em caso de emergência e incapacidade do comandante. Recomendamos que imprima este utilíssimo "howto" elaborado pelo pessoal do Worst Case Scenarios e que guarde num cantinho da carteira para poder utilizá-lo quando necessário.

"Hei, o que será que aconteceu? Porque será que o avião está fazendo estes movimentos estranhos?", e qual não é a sua surpresa quando ao chegar à cabine encontra o piloto desfalecido babando no painel de instrumentos.

- "Algum piloto a bordo? Pelo amor de Deus... algum piloto a bordo?" - Sai você gritando e correndo como uma gazela desgarrada. Parece que não... Então você se lembra do recorte salvador guardado estrategicamente na sua carteira...

Bem, antes de mais nada e já na cabine, a primeira coisa a fazer é retirar o comandante falecido babão e tomar seu lugar frente aos controles do aparelho.

Para começar, peça ajuda por rádio (deve ter um botão no comando o qual pulsado permitirá falar, e, uma vez liberado, escutar). Uma boa forma de fazê-lo seria dizer algo como - "...meidei, meidei..." seguido da posição, destino e o número de série do avião, presente em cima do painel de instrumentação. Se tiver a má sorte de não obter resposta, tente sintonizar o rádio em 121.5, o canal de emergência. Se alguém responder, show de bola, esta pessoa estará capacitada para te dar as instruções necessárias para realizar uma aterrissagem de emergência. Em caso contrário, você vai ter que dar seus pulos e pousar pelos próprios meios.



Se o vôo estava em meio de seu curso, o avião deve estar bastante estável e voando numa linha quase reta, pelo qual tomaremos um momento para identificar os instrumentos que temos ao nosso redor:

O comando (Yoke): basicamente, deverá estar na sua frente e deve ser controlado muito, mas muito, suavemente. Movimentos para a direita ou esquerda provocarão a inclinação horizontal da aeronave e se empurrado para diante ou puxado para trás (movimentos suaves, lembre-se) provocará a elevação ou a descida do bico do avião. Sabendo disso procure manter o bico da aeronave a uns sete centímetros da linha do horizonte.

Altímetro (Altimeter): o instrumento mais importante, ou ao menos a princípio. É o dial vermelho situado no meio do painel que indica a altitude: a agulha pequena indica em milhares de pés sobre o nível do mar, e a agulha maior, em centenas.

Nivelador (Heading): É uma bússola com uma imagem de um avião no centro que nos dá uma posição relativa do bico ao eixo horizontal e vertical cartesiano.

Velocímetro (Airspeed): é o dial situado na parte superior esquerdo do painel, e indica, em nós ou milhas por hora, a velocidade de cruzeiro. Um avião pequeno costuma voar a aproximadamente 120 nós, e tudo o que se encontre abaixo de 70 nós... bau bau... vai pra chão.

Acelerador (Throttle): controla a velocidade da aeronave, e também a inclinação do bico sobre o horizonte. É uma alavanca sempre escura situada entre os dois assentos da cabine. Puxando ela pra trás fará com que o avião desacelere e conseqüentemente desça, e do contrário, empurrando para frente fará com que a nave acelere e suba. O motor fará mais ou menos ruído segundo a posição do acelerador.

Combustível (Fuel): O nível de combustível estará indicado em outro dial na parte inferior do painel de instrumentos. Se o piloto respeitou as normas da FAA, o avião terá combustível suficiente para realizar o vôo programado mais uma quantidade adicional de reserva que permitirá uma margem de meia hora com respeito ao estipulado.

Aerofólios (flaps): Dada sua complexidade, os flaps das asas podem fazer com que a aterrissagem seja, inclusive, mais complicada. Melhor utilizar somente o acelerador para controlar a descida e esquecer os aerofólios

Bem, parece que agora conhecemos mais ou menos o que nos rodeia; então vambora botar este avião no chão. Para começar, mire a beleza no horizonte, feche os olhos e diga em alto e bom tom: - "Ave Maria, cheia de..."

- "Calma, calma... não sabe brincar não?"

Puxe suavemente o acelerador para trás até um quarto da velocidade inicial para desacelerar a aeronave o suficiente para colocá-la na posição correta para aterrissar (dez centímetros abaixo da linha do horizonte).

Se o avião tiver trem de pouso fixo, não necessitaremos nos preocupar em baixá-lo. Do contrário, temos que localizar um interruptor próximo ao acelerador entre os dois assentos para baixar o mesmo. Se a coisa estiver feia e tiver que pousar na água, deixa esta merd@ ai mesmo.

Se você não consegue encontrar o aeroporto, busque por um lugar plano, tipo um campo ou similar com um quilômetro ou mais de comprimento seria ideal, ainda que na prática identificar uma área assim é bastante muito difícil, quase impossível. Na falta, zonas arborizadas são uma boa opção. Neste caso use as asas contra as árvores para reduzir drasticamente a velocidade de aterrissagem.

Ok, voltamos ao pouso uma vez localizado o lugar a aterrissar e quando o avião estiver a uns 1000 pés de altura puxe o acelerador para diminuir a velocidade e deixar que o bico desça um pouco, ainda que não mais que 15 centímetros em relação ao horizonte.

O avião deverá estar a uns 100 pés de altura quando estivermos bem próximos a pista de aterrissagem, e o contato com o solo deverá ser efetuado em primeiro lugar com as rodas traseiras do trem de aterrissagem. A velocidade do avião ideal na tomada de terra deverá ser de 55-65 milhas por hora. Dada esta situação de proximidade à pista de aterrissagem, puxe tudo o que pode do acelerador para diminuir a velocidade mas tendo cuidado de forma que o bico não decaia de uma forma muito abrupta e se choque contra o solo.

Contato! Hora de usar os pedais e esquecer do comando (em terra, possui um efeito quase nulo). Os pedais superiores são os freios, e os inferiores controlam a direção das rodas. Em primeiro lugar, nos preocuparemos de manter a direção da aeronave com os pedais inferiores e somente depois nos preocuparemos em usar o freio para reduzir a velocidade em terra.

Se você der a sorte do avião parar, saia correndo como um louco e se afaste dele o quanto antes. Crianças e mulheres primeiro o cacete! Esta coisa de piloto sair por último é coisa de filme e outra que você nem é piloto. O comandante está babando na cabine, lembra?

Bem, se passou por tudo isso e ainda está vivo, neste momento você deve estar dando entrevistas pra tudo quanto é meio de comunicação como um grande herói...





FONTE: http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=4290

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal.

chhacal disse...

Copiar até pode, mas poste completo e coloque o credito